Saúde e uso de plantas bioativas será tema de Encontro Técnico Social em Pirapó


Na próxima quarta-feira (29/06), em Pirapó, famílias rurais participantes de programas sociais como o Bolsa Família, o Programa Municipal de Inclusão Social, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e PAIF Sustentabilidade, terão a oportunidade de interagir e conhecer mais sobre os cuidados com o bem-estar e a saúde e o aproveitamento de plantas bioativas em seu dia-a-dia. Cerca de 200 pessoas são esperadas no 4º Encontro de Formação Técnico Social, inicia-se às 9h30, no Salão Paroquial de Travessão Nacional.  

Após a abertura oficial do evento, haverá palestra sobre plantas bioativas e energias que auxiliam na promoção do bem-estar e da saúde, com Jorge Lunardi. Ao meio-dia será servido almoço, sendo necessário levar pratos e talheres para apreciar o carreteiro e a feijoada preparados pela comunidade.

À tarde, a programação segue com oficinas sobre homeopatia e fitoterapia, no salão paroquial, com o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de Produção Vegetal, engenheiro agrônomo Gilmar Francisco Vione; emoções e dores, na Igreja, com a fisioterapeuta da 12ª Coordenadoria de Saúde de Santo Ângelo, Silvana do Nascimento; uso de plantas medicinais no dia-a-dia e confecção de travesseiros terapêuticos, na sala de aula da Escola de Travessão Nacional, com a equipe do CRAS; compostagem e manejo de solo, na horta da escola, com extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar; e orientações sobre o relógio biológico do corpo humano com plantas bioativas, também na horta da escola, com a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, na área social, Lisete Primaz. Às 16h, serão realizados os encaminhamentos e avaliação do evento.

A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Mara Leandra Ketzer, explica que a proposta do encontro é contribuir para a promoção da saúde, atuando diretamente com as comunidades rurais, para o resgate do saber popular e a qualificação do autocuidado das famílias rurais, "incluindo a elaboração e implantação de políticas públicas para a saúde, educação em saúde, lazer comunitário, a fitoterapia e o conhecimento sobre plantas bioativas, de forma que se estabeleça um processo de autonomia no qual cada um seja sujeito da sua própria saúde, da garantia dos seus direitos à saúde pública, do seu bem-estar e da sua qualidade de vida". A utilização de plantas bioativas é um conhecimento repassado durante gerações e muito utilizada. Contudo, a orientação médica é necessária para o tratamento de doenças.

O Encontro Técnico Social é uma promoção da Emater/RS-Ascar e Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde e Assistência Social, CRAS, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria de Educação, Núcleo Municipal de Educação e Saúde Coletiva (NUMESC) , Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, com o apoio da Comunidade do Travessão Nacional e Escola Municipal Travessão Nacional.

Aplicativo

Facebook


Twitter