Estudantes de Cerro Largo são desafiados a se envolver com ações de cooperativismo


 


Mais de 80 alunos do 7º ao 9º ano das escolas municipais de Ensino Fundamental Padre Schandong e Dom Pedro II, de Cerro Largo, participaram de uma atividade de sensibilização e construção de conhecimento sobre o cooperativismo. Durante o evento, realizado na última quarta-feira (15/06), no auditório da URI, integrantes da Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar lançaram dois desafios de intercooperação às crianças e aos adolescentes presentes.  

Os integrantes da UCP, coordenador Marcos Servat e o engenheiro agrônomo Carlos Olavo Neutzlig, conduziram inicialmente uma dinâmica e explanação acerca da história, importância, princípios e ramos do cooperativismo. Também foram destacadas experiências que existem no município. Além de professores e estudantes, acompanharam também a explanação o extensionista da Emater/RS-Ascar Daniel Gorski, a secretária municipal de Educação e Cultura, Neiva Fogolari, e a orientadora educacional do Município, Maria de Lurdes Hartmann de Almeida.

Os estudantes foram desafiados a também promover ações de intercooperação: engajar-se em uma campanha de recolhimento de agasalhos para doação e representar o cooperativismo através de diferentes expressões que serão expostas em um Varal Artístico. As doações serão entregues a famílias em situação de vulnerabilidade e as obras - em desenhos, fotografias e poesias - serão expostas no próximo dia 1º de julho, quando acontece o ato celebrativo ao Dia Internacional do Cooperativismo, na Praça Central de Cerro Largo, junto ao monumento do Cooperativismo. Neste dia será realizada uma intensa programação, iniciando com mateada e apresentações artísticas, às 8h30, seguido de pronunciamento de autoridades.

A partir das 10h, representantes de cooperativas e lideranças da região deslocam-se até o campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), unidade do Seminário São José, onde acompanham palestra sobre cooperativismo, com Elemar José Wilhelm, conselheiro do Sicredi e autor do livro "O primeiro centenário de um sonho". A programação segue à tarde com apresentação de cases de sucesso na área do trabalho coletivo e intercooperação.

O evento é uma promoção da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura de Cerro Largo, Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Cerro largo e cooperativas da região.

Aplicativo

Facebook


Twitter