Cooperativa de São Miguel das Missões participa de capacitação sobre contabilidade


Diretoria e associados da Cooperativa de Agricultores Familiares de São Miguel das Missões (Coopaf) participaram na última quarta-feira (15/06) de reunião, onde foram discutidas orientações sobre a área contábil de uma cooperativa. Vinte e um associados estiveram presentes no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar para acompanhar a explanação do contador da Unidade de Cooperativismo da Instituição, Roberto Ferreira, que na oportunidade esteve acompanhado do chefe do escritório municipal, Gomercindo Vargas. 
Entre os esclarecimentos, destaque para o tema da tributação do ICMS de diferentes produtos e o seu reflexo no preço de venda. Ferreira destaca a importância de atentar-se a estes aspectos, uma vez que o ICMS possui alíquotas que variam de acordo com o produto. "Ao mesmo tempo em que alguns produtos são tributados em 18%, outros podem ser 7% ou até mesmo 30%, influenciando profundamente a rentabilidade da cooperativa", comenta. 
A Coopaf de São Miguel das Missões é uma das cooperativas das regiões Fronteira Noroeste e Missões que tem recebido acompanhamento gratuito por meio do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Através do PEC, a Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, na região de Santa Rosa, presta assistência à gestão e desenvolvimento de cooperativas por no mínimo 18 meses, com o envolvimento de uma equipe multidisciplinar formada por um administrador, um contador, um engenheiro agrônomo, uma tecnóloga em Desenvolvimento Rural e uma tecnóloga em Alimentos.

Aplicativo

Facebook


Twitter