Encontro de avaliação da Chamada Pública da Sustentabilidade é realizado na região de Santa Rosa


Técnicos da Emater/RS-Ascar envolvidos com o trabalho de assistência técnica e social desenvolvido através do Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável, também conhecido como Chamada Pública da Sustentabilidade, em 16 municípios da região de Santa Rosa, reuniram-se nesta quinta-feira (16/06), em Santo Cristo, para avaliar as ações desenvolvidas e pactuar as futuras, visando a continuidade da Assistência Técnica e Extensão Rural Social junto às 2.800 famílias assistidas através do programa.  

Aproximadamente 11.200 visitas de diagnóstico, planejamento e atualização do planejamento e 19.600 visitas de acompanhamento produtivo dessas famílias foram realizadas. Também participaram de dias de campo, excursões, oficinas e intercâmbios de conhecimento realizados por meio do programa, financiado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, durante os últimos três anos.

Mesmo que o prazo de contrato se encerre, observa o coordenador da Chamada Pública da Sustentabilidade na região, Ivar Kreutz, "os trabalhos de ATERS junto às famílias persiste através da Emater. Foi visível pelas manifestações do dia que existe muito trabalho pela frente". Estiveram presentes também o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Flávio Joel Baz Fagonde, assistentes técnicos regionais e supervisores. A saudação inicial e de acolhida coube ao chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Vanderlei Neuhaus, ao prefeito de Santo Cristo José Seger, que esteve acompanhado do secretário municipal da Agricultura Ivo Bohn Gass, e à gerência. A programação teve continuidade com o debate buscando resgatar o esforço, os resultados do trabalho desenvolvido por meio deste programa.

Para cada uma das 2.800 famílias acompanhadas através do programa foi oportunizado participar de dois dias de campo e um intercâmbio de conhecimento por ano. Também foram realizadas nestes 16 municípios, 140 oficinas anuais sobre temas relacionados às atividades produtivas do grupo. O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Flávio Joel Baz Fagonde, destacou que o comprometimento dos extensionistas e das famílias é visível com a proposta de busca de maior sustentabilidade para as propriedades nas visitas e reuniões, em cada ação. "Essas famílias seguem precisando da extensão e queremos nos colocar à disposição para ajudar a construir propostas novas, que façam a diferença na vida destas famílias", afirmou.

Entre as experiências e resultados observados nas propriedades estiveram o maior comprometimento com a produção de autoconsumo e aperfeiçoamento do plano produtivo com a elaboração de cadastros ambientais rurais de todas as famílias, instalação e legalização de agroindústrias, melhoramento de arredores, proteção de fontes, práticas conservacionistas de solos como terraceamento e recuperação de fertilidade, elaboração de projetos de crédito rural, implementação de sistemas de secagem e armazenagem de grãos, elaboração de projetos e instalação de sistemas de irrigação, implantação de hortos medicinais e hortas e pomares domésticos, melhorias na produtividade e redução da penosidade do trabalho em relação à bovinocultura de acompanhamento de organizações comunitárias e estímulo à comercialização de alimentos em novos mercados.

O coordenador, Ivar Kreutz, lembra que os trabalhos nestas áreas seguem sendo desenvolvidos pela assistência técnica da região, com foco também em ações relacionadas ao planejamento forrageiro, saneamento básico, intensificação do trabalho de conservação de solos, ampliação de áreas de pastagem perene, reservação, preservação e qualidade da água, qualidade do leite, inclusão da mulher na gestão, estímulo à sucessão familiar, entre outros aspectos apontados pelas famílias como prioritários. "Mais do que o esforço despendido, buscou-se resultados para que se tenha a melhor perspectiva possível para os agricultores e também pactuar ações futuras para seguir o desenvolvimento destas propriedades", afirma Kreutz.

Resultados em Santo Cristo

No momento inicial, a equipe do Escritório Municipal de Santo Cristo, anfitriã do evento, apresentou alguns dos resultados do trabalho realizado nos últimos três anos junto a 300 famílias beneficiárias do município, sendo a maioria envolvida com a atividade leiteira e com média de 21 hectares de terra. Entre alguns dos resultados apresentados nas propriedades estão a ampliação de áreas de pastagens anuais e perenes, melhorias na infraestrutura de acesso a propriedades e nas condições de trabalho e a maioria das famílias mostrou-se satisfeita com a qualidade de vida e apresenta expectativas de sucessão familiar rural, sendo que das 202 propriedades que possuem jovens no grupo familiar, 151 têm perspectiva de sucessão familiar.

O diagnóstico realizado em 2015 apontou que entre as famílias que se dedicam à atividade leiteira existem, em média, 5,84 hectares de pastagem anual e 3,073 hectares de pastagens perenes, sendo que este número aponta uma ampliação de dois hectares em média de pastagem perene e 3,68 hectares pastagem anual, em cada propriedade, nos últimos dois anos.

O prefeito de Santo Cristo, José Seger, comentou, na oportunidade, que o trabalho de Extensão Rural que é realizado na região é um exemplo para País. "Por reconhecer esse trabalho, estive nos movimentos de apoio quando se debateu a filantropia da Emater, sou um defensor da Extensão Rural. Nós temos que trabalhar juntos, principalmente num município essencialmente agrícola. Um município que tem comunidades organizadas, sindicato atuante, agentes de crédito rural, Poder Público, tem a Emater, não tem como se trabalhar individualizado. Temos que nos unir para fortalecer nossa agricultura e, assim, fortalecer o município", destacou.

Os trabalhos de ATERS desenvolvidos a partir da Chamada Pública da Sustentabilidade beneficiaram produtores de Doutor Maurício Cardoso, Entre Ijuís, Campina das Missões, Cândido Godói, Santa Rosa, Santo Cristo, Horizontina, Cerro Largo, Guarani das Missões, São Paulo das Missões, Três de Maio, Novo Machado, Roque Gonzales, Santo Ângelo, Giruá e Tuparendi.

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter