Agricultores de São Miguel das Missões conhecem experiências de secagem e armazenagem de grãos


Interessados em conhecer mais sobre o sistema de secagem e armazenagem de grãos na propriedade, agricultores de São Miguel das Missões participaram de excursão ao município de Entre-Ijuís, onde visitaram quatro propriedades que possuem silo armazenador e secador, com ar natural. A excursão realizada no dia 10 de junho foi organizada pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Miguel das Missões, sendo o técnico em agropecuária Gomercindo Rodrigues Vargas que acompanhou as visitas.  

O grupo foi recepcionado em Entre-Ijuís pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Nélio Nevinski, que organizou o roteiro nas propriedades. Nas visitas puderam trocar informações em relação ao funcionamento e dimensão dos silos de alvenaria, bem como os produtos que podem ser secados, sendo que nesta época o milho foi o principal grão encontrado em processo de secagem e armazenagem. "Os agricultores também puderam constatar que tendo silo secador em sua propriedade podem ter várias vantagens em relação à economia, menor dependência externar, possibilidade de colher e secar o grão imediatamente, ter em seu poder o mesmo produto que colheu e poder vender o grão no momento que julgar mais interessante, bem como manter a qualidade do produto", comenta Vargas.

Para outras informações sobre a construção e funcionamento do silo secador de alvenaria, com ar natural, pode-se procurar o escritório da Emater/RS-Ascar de seu município.

Aplicativo

Facebook


Twitter