'Agrega Leite' estimula permanência do jovem na atividade


A associada da COTRIMAIO Elisandra Knebelkamp do município de Alegria é um exemplo da persistência do jovem no meio rural. Estimulada pelo programa 'Agrega Leite' desenvolvido através de parceria entre COTRIMAIO e FUNCAP - com o objetivo de promover melhorias nas pastagens e rebanho visando o incremento da produção, ela aceitou o desafio e conseguiu dobrar a produção leiteira da propriedade de seus pais.
Com formação em pedagogia, aos 24 anos Elisandra aposta na atividade, através da agregação de tecnologia, informação técnica e acompanhamento do mercado, conseguindo assim promover mudanças importantes e geradoras de resultados. A jovem se mostra uma entusiasta, buscando alternativas para conciliar num futuro próximo a renda gerada pela atividade com o leite na propriedade e oportunidades que surjam dentro de sua formação acadêmica.
A propriedade tem uma área de vinte hectares, sendo em torno de cinco destinadas a produção leiteira e com as ações dos profissionais envolvidos no programa, através de visitas e orientações, conseguiu saltar de produção diária de menos de 50 litros para mais de 100 litros, volume que deve crescer com a continuidade de implantação de melhorias de manejo dos animais e pastagens. Nesta semana a Medica Veterinária do setor leite da cooperativa Mirtes Rosa da Silva, acompanhada da profissional da Funcap, Silmara Pazini Rutzen, esteve na propriedade fazendo uma orientação sobre piqueteamento de pastagem.
Em desenvolvimento há um ano, o programa 'Agrega Leite' deve encerrar suas ações no final do mês de junho, quando as entidades e profissionais envolvidos farão uma avaliação geral dos resultados atingidos.

Aplicativo

Facebook


Twitter