28 ruas são retiradas do PAC da Mobilidade Urbana e permanecerão sem calçamento em Santa Rosa


Na última segunda-feira, 13, as Comissões Temáticas da Câmara de Vereadores receberam o prefeito Alcides Vicini, acompanhado pelo Secretário de Mobilidade Urbana Carlos Lozekam e do Engenheiro Civil Maurício Lenz, responsável pelas obras do PAC Mobilidade Urbana no município. A reunião partiu de solicitação da vereadora Sonia Conti, com o objetivo de esclarecer dúvidas referentes a alterações no projeto de pavimentação viária financiado pela Caixa Econômica Federal através do Ministério das Cidades.
A parlamentar já havia encaminhado questionamentos sobre o cronograma de execução das obras, valores do investimento e alterações na definição das ruas contempladas pelas obras do financiamento, porém, algumas dúvidas sobre a alteração da Meta Física e aumento dos valores investidos continuavam pendentes.
Segundo o prefeito Vicini, houve a necessidade de adequações decorrentes de algumas exigências anteriormente desconhecidas em relação ao cumprimento da NBR9050 da ABNT, referente à execução de passeio público, e do Decreto 5.296, o que elevou a contrapartida do município. Além disso, "no decorrer da execução das obras ocorreram aumentos substanciais de insumos, aumentando o valor global das obras e exigindo uma contrapartida maior do município, o que seria inviável na atual conjuntura econômica", informou. Diante destes argumentos, Vicini confirmou a informação de que o município fará adequações no projeto previsto no contrato celebrado com a CEF, com supressão de 28 ruas inicialmente previstas.
"É pacífico que haja necessidade de adequações financeiras e entendemos que esta seja uma decisão de governo, mas lamentamos que os cortes sejam efetuados justamente nos locais de maior necessidade, como é o caso da supressão dos calçamentos em 14 ruas de grande impacto para a população", lamenta a parlamentar.

Aplicativo

Facebook


Twitter