Projetos de ordenhadeira com aquecedor de água são instalados em Porto Mauá com recursos do PPC 2015/16


O trabalho de famílias rurais que se dedicam à atividade leiteira em Porto Mauá será facilitado e qualificado a partir de recursos do Processo Participativo de Consulta Popular (PPC), ano 2015/16, provenientes do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER), linha de crédito da Pecuária Familiar/Leite Gaúcho. Com o financiamento, as famílias de Antônio Cavali, da localidade de Itajubá, e de Odete Dal Pai, da comunidade de São Luiz, adquiriram sistemas de ordenha com aquecedor de água.  

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Germano Buttow, lembra que "este recurso se deu graças ao bom desempenho do município na votação das demandas e sua excelente colocação na região do COREDE Fronteira Noroeste". O valor total dos projetos, elaborados pela Emater/RS-Ascar, foi de R$ 12.230,00, com 80% de subsídio do Estado e 20% de contrapartida do produtor.

Germano também destaca que as duas famílias beneficiadas com os equipamentos de ordenha terão como principais melhorias na sua atividade "a diminuição da penosidade do serviço, gerando menores problemas de saúde; maior rapidez na execução da ordenha, maior qualidade do leite e, principalmente, uma realização e satisfação pessoal em estar produzindo alimento e renda para a sua família, gerando qualidade de vida e permanência do homem no campo".

Em 2016, as prioridades da região para investimentos dos recursos da Consulta Popular serão votadas nos dias 05, 06 e 07 de julho, de forma presencial ou pelo site www.consultapopular.rs.gov.br. Para participar, basta ter em mãos o número do título de eleitor.

Aplicativo

Facebook


Twitter