Agricultores de Tucunduva são beneficiados com Chamada Pública da Agroecologia


Trinta e quatro famílias rurais de Tucunduva têm recebido, desde 2015, acompanhamento continuado e gratuito da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), por meio da Chamada Pública da Agroecologia, executada pela Emater/RS-Ascar com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e com apoio da Prefeitura Municipal. Para avaliação do primeiro ano de execução do programa, e planejar os próximos passos, as famílias beneficiárias reuniram-se com extensionista da Emater/RS-Ascar, na última sexta-feira (27/05).  

Além da avaliação e planejamento das próximas ações, estiveram na programação troca de sementes e mudas tradicionais e crioulas, distribuição de mudas de cana-de-açúcar, biofertilizante e palestra sobre homeopatia com o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de produção vegetal, engenheiro agrônomo Gilmar Vione.

Visitas às propriedades para orientações e implantação de projetos socioprodutivos, além de atividades coletivas como intercâmbios de conhecimento, oficinas e seminários estão previstos durante os três anos de execução do programa. Entre as temáticas abordadas, segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar Solange Chitolina, estão segurança e soberania alimentar com produção de alimentos sem uso de agroquímicos, energias alternativas e renováveis, bem como uso de alternativas fitoterápicas.

Aplicativo

Facebook


Twitter