Doutor Maurício Cardoso ganha Casa de Cultura


O secretário-adjunto de Estado da Cultura, André Kryszczun, representou o Governo do Estado na inauguração da Casa de Cultura de Doutor Maurício Cardoso.
 
Financiado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Pró-Cultura RS - LIC (Lei de Incentivo à Cultura), o novo espaço conta com uma biblioteca pública, sala de inclusão digital e auditório multiuso com 134 lugares que poderá ser usado para palestras, seminários e apresentações artísticas. O projeto contemplou ainda um amplo plano de acessibilidade contando elevador, com rampas para cadeirantes e locais reservados para obesos.
 
O entusiasta do projeto é o servidor público Nelson Ari Nüske. Apaixonado pela diversidade cultural, música, teatro, danças e a evolução étnica da região costeira do Rio Uruguai, junto às lideranças locais e município, Nüske também protagonizou a realização de feiras literárias financiadas pelo Pró-Cultura RS, festivais e outras atividades. Em 2011 abraçou o desafio de implantar a instituição.
 
"Não havia recursos para construir a Casa de Cultura, mas à luz da possibilidade de cadastrar o projeto junto ao Pró-Cultura, tendo autorização para que o município captasse junto a empresas valores que poderiam ser abatidos do ICMS devido e destinados ao Fundo de apoio à Cultura. Após muita luta, as empresas Camera Agroalimentos, Certhil e Coopermil acenaram com a maior parte dos recursos, que somados a uma contrapartida do município viabilizaram investimento", lembra.
 
Para André Kryszczun, Doutor Maurício Cardoso merece reconhecimento público pela sua coragem e persistência. Um município que, com pouco mais de 5 mil habitantes, enfrentou todos os obstáculos para construir uma Casa de Cultura moderna para atender não apenas a comunidade local. Tem a pretensão de descentralizar a cultura e ser referência na região. "Não bastam boas ideias. Quando a comunidade quer e o poder público e empresas se unem, é possível, sim, realizá-las", destaca o secretário-adjunto.



Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter