Caravana da Educação Fiscal vai a mais três regiões do estado


Mais de 50 municípios que integram as regiões do Planalto Médio, Missões e Centro do Estado estarão mobilizados, ao longo desta semana, para encontros que buscam ampliar as ações de cidadania fiscal. O próximo roteiro dos seminários de Educação Fiscal começa por Cruz Alta já nesta terça-feira (17). Direcionado a professores da rede pública e particular, gestores municipais e representantes de entidades cadastradas no programa da NFG (Nota Fiscal Gaúcha), o encontro ocorre no auditório do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias e começa às 13 horas.
Será o 7º de uma série de seminários organizados pelo GEFE/RS (Grupo de Educação Fiscal Estadual do RS). A região do Planalto Médio compreende 16 municípios das 9ª (Cruz Alta) e 39ª (Ijuí) Coordenadorias Regionais de Educação (CRE's). O GEFE/RS organizou um calendário com 16 seminários regionais até o final do mês de junho para comtemplar as mais diferentes regiões gaúchas debatendo a importância do controle social na destinação do que é recolhido em impostos, mas também sobre o papel do consumidor em combater a sonegação. 
Encontro em Santo Ângelo 
Na quarta-feira (18), será a vez da região das Missões reunir representantes de 25 cidades que integram a 14ª e 32ª CRE's.  O seminário será no Centro Municipal de Cultura de Santo Ângelo (Rua 3 de Outubro, 800), também com início às 13 horas.

Uma das temáticas desenvolvidas nos encontros regionais será o 'Condomínio Brasil', que busca refletir sobre os gastos públicos e como cada cidadão pode contribuir para aumentar a arrecadação de impostos, o que vai gerar, consequentemente, melhorias para toda a sociedade. Assim, o seminário servirá igualmente para ressaltar a importância dos Programas Municipais de Educação Fiscal (que refletem na participação de cada município no rateio do ICMS) e da própria participação dos consumidores no programa da NFG. 
Encontro em Santa Maria 
A região central do estado sediará a 9ª edição do seminário de Educação Fiscal na quinta-feira (19). Será no Seminário São José de Santa Maria (Rua Aron Fischman, 911, Dom Antônio Reis). Com representações das secretarias da Fazenda e da Educação, o GEFE/RS teve sua reativação formalizada ainda no ano passado e uma das primeiras conquistas foi incluir o tema da educação entre as metas do Plano Estadual de Educação. Na última semana, os seminários ocorrem em Erechim e Passo Fundo.

Aplicativo

Facebook


Twitter