Destaque na economia local, atividade leiteira é tema de dia de campo em Entre-Ijuís


A Emater/RS-Ascar, executora de diversas políticas públicas voltadas à atividade leiteira, visando promover o desenvolvimento socioeconômico e sustentável das unidades familiares de produção de leite, realizou na última semana uma tarde de campo para troca de experiências entre famílias rurais, em Entre-Ijuís, Noroeste do Estado. O evento, realizado na propriedade da família de Eugênio Bieger, em Esquina Konrad, levou em conta o contexto do município, onde a economia é predominantemente agrícola e a bovinocultura de leite, uma das principais atividades.
 
Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, Jorge Luis Becker Dorneles, são produzidos por mês em torno de 80 mil litros de leite em Entre-Ijuís, em sua maioria em unidades de produção familiar.  "A equipe municipal da Emater de Entre-ijuís, com objetivo de levar conhecimento, divulgar a atividade e demonstrar a iniciativa e a credibilidade na produção de leite, buscou apresentar a atividade como uma possibilidade de geração de renda na propriedade, através de investimentos na melhoria da infraestrutura, visando maior conforto para os animais e principalmente para as pessoas", comenta o extensionista.
 
Com a presença de 57 pessoas, entre autoridades e produtores, foram apresentadas três estações, que abordaram alimentação a pasto, com demonstração em piquetes de grama tifton 85 irrigada; instalações com sala de alimentação, suplementação alimentar e manejo animal; e sobre sala de ordenha e higienização.
 
Dorneles também avalia que a situação atual da atividade leiteira é de transição, devido às exigências legais, tanto da Instrução Normativa 62, quanto das empresas coletoras, "que resultam numa ação seletiva de produtores, tendo os que continuam, investem e acreditam na atividade como uma fonte de renda, como o senhor Eugênio Bieger, e os que trocam de atividade ou simplesmente param e, por isso, julgamos interessante apresentar propostas para os diferentes públicos".

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter