Vamos pedalar!


Observo nas ruas que as bikes estão cada vez mais presentes. Há menos carros poluindo o ambiente. Essa é uma tendência que cresce cada vez mais. A nova realidade do planejamento das cidades é inserir novas rotas de ciclismo seguro, novas ciclovias, conscientizar os motoristas e preparar a nova geração.
Acredito que estamos no caminho certo. Vejam os países europeus como Inglaterra, França, Holanda! São exemplos! Muitos outros países estão priorizando o ciclismo como meio de locomoção.
O Brasil precisa evoluir e abrir mão de preconceitos que tendem a 'valorizar' o status de quem possui carro, a ostentação e a consequente, baixa educação.
- Você quer realmente pedalar?
Não se importe com a marca da bike. Cara ou barata. De grife ou comum. O importante é quem vai comandar a bike. Comece devagar. Você irá pegar gosto. E depois, mais preparado fisicamente, aí sim começa a busca pela qualidade, através da aquisição de bikes melhores e com maior rendimento. Será através da prática que a diferença será projetada.
Em Santa Rosa, Três de Maio e Horizontina já existem turmas de ciclistas que pedalam juntos em noites determinadas, ou em finais de semana, pela cidade ou pelo interior, reconhecendo suas cidades em novas perspectivas, em um novo olhar, até então desconhecido. Também visitam as belezas do interior, cascatas, rios, sítios, lavouras, cafés coloniais, ar puro, liberdade.
Ressalto a importância de obter orientação com os ciclistas mais experientes. Eles poderão orientar quanto aos pedais, altura do selim, posição do guidão, entre outros cuidados para você pedalar corretamente e não ter nenhum problema de má postura quando estiver sobre a bike.
Equipamentos
Como toda atividade física, o uso de equipamentos de segurança é fundamental. Recomenda-se que você tenha capacete, luvas, sinalização para pedaladas noturnas, roupas claras, facilmente visualizadas pelos motoristas.
Alimentação e Hidratação
Recomendo a ingestão de alimentos de absorção rápida, como os isotônicos e gel de carboidrato que fornecem energia. E não se esqueça do protetor solar!

Aplicativo

Facebook


Twitter