FENASOJA: Corte do Bolo Oficial marca comemoração dos 50 anos da feira


Autoridades, integrantes da Comissão Central e visitantes da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja) comemoraram o Jubileu de Ouro do evento, que teve sua primeira edição em 1966, com um bolo oficial, contendo soja em sua composição. O bolo, com 21 metros, foi compartilhado no final da tarde desta quinta-feira (05/05), junto ao espaço da Cozinha da Soja, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.
A elaboração das 54 unidades que formaram um único bolo foi resultado da união de esforços entre extensionistas da Emater/RS-Ascar, Coopermil, Cotrirosa, Super Polivalente e Eluir Alimentos.
A presidente da Comissão de Soja e Derivados e assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, explica que a metragem do bolo está relacionada com a 21ª edição da feira. "Também é uma forma de valorizar o aproveitamento da soja na alimentação humana, sendo que neste sentido, há diversas outras atrações como o Festival Regional de Pratos e oficinas culinárias na Cozinha da Soja. Esse bolo representa a grandiosidade da feira e das pessoas que aqui vivem", comentou. Foram utilizados na confecção do bolo 45 quilos de merengue, 30 quilos de doce de leite, dezenas de ovos, com destaque para a utilização da protagonista da feira na receita, a soja.
Durante o ato celebrativo, o presidente da 21ª Fenasoja, Gerson Lauermann saudou as mãos que fizeram a história da região e também da Fenasoja. "Há 102 anos, algumas mãos lançaram as primeiras sementes de soja aqui, depois outras mãos seguiram com a história ao trilhar e ampliar a produção da soja e, hoje, de modo especial, temos que agradecer as mãos divinas das mulheres que prepararam esse alimento tão saboroso", afirmou.
Já o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, comemorou a "celebração da Fenasoja, da vida, da amizade, da força do voluntariado", representados no bolo. "Essa feira tem sido de comemoração, acredito que todos que aqui passam tem enchido os olhos com o que veem, aproveitamos portanto, para agradecer o espaço dado para que a Emater recebesse os agricultores em atrativos como a Cozinha da Soja, os Caminhos da Soja e as oficinas na Exporural", acrescentou o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Flávio Joel Baz Fagonde.
Também relacionadas ao aproveitamento da soja na alimentação humana, oficinas gratuitas de pratos podem ser acompanhadas na Cozinha da Soja, até o próximo domingo (08/05).

Aplicativo

Facebook


Twitter