Giruá realiza gincana estudantil AEDES #SQN!


Na manhã de quarta-feira (04), ocorreu a primeira etapa da Gincana Estudantil Aedes #sqn!, promovida pela Secretaria de Saúde em conjunto com a Secretaria de Educação e Obras. As atividades foram realizadas no Ginásio Elias Saffi, pelas 12 equipes formadas por alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Giruá.

São 120 alunos, 12 coordenadores e 11 escolas inscritas na gincana. Nesta primeira etapa, os alunos estudaram sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas por ele, Dengue, Zika e Chikungunya, para responder as questões do Passa ou Repassa, atividade onde os alunos tinham 15 segundos para responder corretamente as perguntas elaboradas pela Comissão Organizadora. As escolas também foram incumbidas de mobilizar todos os alunos para uma torcida organizada, a fim de acumular mais pontos para a equipe representante do seu colégio.

A segunda etapa da Gincana será realizada no dia 10 de maio, na próxima terça-feira, oportunidade em que as escolas apresentarão a Comissão Julgadora, as provas de reciclagem de pneus(decoração ecológica com pneus usados) e a arrecadação de garrafas PET, ambas realizadas em cada Escola participante.

O objetivo da gincana é mobilizar o cidadão levando informações sobre os cuidados com as doenças, a eliminação de focos do mosquito, o recolhimento de materiais que possam acumular água e a limpeza dos terrenos. Despertar a comunidade através dos estudantes é um dos resultados principais a ser alcançado.

Segundo a Secretária de Saúde, Elaine Zimermann, a Gincana dá continuidade às ações iniciadas em 2015 nas escolas, oportunidade em que foram realizadas palestras sobre o mosquito e orientações de saúde em geral.  "Não podemos relaxar com o início do frio, pensando que o perigo acabou. O trabalho contra a proliferação do mosquito continua, e precisamos desses nossos agentes mirins. Com a Gincana, os alunos aprofundaram o conhecimento, levando este também para sua própria casa, identificando possíveis focos do mosquito transmissor".

Como incentivo aos alunos, a categoria Ensino Fundamental receberá para o 1º lugar 10 bicicletas para os alunos, um notebook para a escola e um tablet para o professor coordenador. O 2º lugar será premiado com 10 tablets para alunos, uma caixa de som para a escola e um som portátil para o professor coordenador. Já o 3º lugar receberá 10 skates para os alunos, um kit de bolas para a escola e um kit de chimarrão para o professor orientador.

A modalidade Ensino Médio será premiada com 10 Fones de Ouvido com MP3, rádio FM e cartão de memória, um Kit de bolas (vôlei, handebol e futebol) para a escola e um Kit de chimarrão contendo cuia, bomba e térmica para o professor orientador.

Confira os vencedores da primeira etapa, na categoria Ensino Fundamental:

1º lugar: Escola Municipal de Ensino Fundamental Canova - Equipe: Turma do Extermínio 
2º lugar: Escola Municipal de Ensino Fundamental Batista - Equipe Esquadrão do Combate#fora Aedes
3º lugar: Escola Estadual de Ensino Fundamental Otávio Bos - Otavianos Contra Ataca

Aplicativo

Facebook


Twitter