FENASOJA: Oficinas Culinárias gratuitas são oferecidas na Cozinha da Soja


Diariamente, os visitantes da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, acompanham oficinas culinárias gratuitas na Cozinha da Soja, atração coordenada pela Emater/RS-Ascar e Coopermil, com apoio do Gabinete da Primeira Dama de Santa Rosa. As oficinas de pratos derivados de soja são oferecidas três vezes ao dia. Na sexta-feira (29/04), merendeiras acompanharam a elaboração de receitas e no sábado (30/04), o Grupo de Escoteiros Terra Vermelha conduziu e participou da oficina de pratos derivados de soja.

 

Neste domingo (01º/05), quem for até a Cozinha da Soja poderá acompanhar às 10h, às 14h e às 16h, a elaboração de um bolo de farofa com mousse de limão.

 

Já na segunda-feira (02/05), participantes de diferentes pontos da região devem acompanhar o passo a passo do extrato e resíduo de soja e a elaboração de um pão doce com frutas, que inclui estes ingredientes. Às 14h, escolares são convidados a participar da demonstração da receita de brigadeiro de soja.

 

O passo a passo da elaboração do extrato e do resíduo de soja para uso na alimentação humana também será demonstrado na terça-feira (03/05), às 11h e às 16h. Estes ingredientes serão aproveitados em uma torta de legumes.

 

Na quarta-feira (04/05), um bolo com derivados de soja será elaborado às 11h. Pela tarde, às 14h, os participantes poderão conhecer e se deliciar com o picolé de soja.

  

Na quinta-feira (05/05) não haverá oficinas, no entanto, o público será recepcionado às 17h para o compartilhamento do bolo oficial dos 50 anos da Fenasoja.

 

As oficinas seguem na sexta-feira (06/05), às 11h e às 15h, com elaboração de bolo de forminha com soja e laranja.

 

No sábado (07/05), os visitantes acompanham a receita de bolo de agrião com soja, às 10h, 14h e 16h. Tofu e barquetes terão suas receitas apresentadas no domingo (08/05), às 10h e às 14h.

 

A coordenadora da Cozinha da Soja, extensionista da Emater/RS-Ascar Cleidi Diel, reitera que a Cozinha tem o propósito de "divulgar o aproveitamento  da soja da alimentação humana, de forma simples e prática, em receitas que já fazem parte do cotidiano das famílias e, assim, aproveitar-se de seus benefícios para a saúde e configurar um novo sabor ao cardápio".

 

Festival de Pratos

 

A inserção da soja na alimentação humana também será estimulada com a realização do 2º Festival Regional de Pratos Derivados de Soja, na terça-feira (03/05). O evento reunirá delícias vindas de 40 municípios da região. Serão em torno de 74 pratos doces e salgados, sendo que os municípios participantes foram desafiados a apresentar receitas, incrementadas com a soja, que caracterizem a sua cultura.  No dia também será lançado o livro com todas as receitas preparadas pelas participantes do Festival. 

Aplicativo

Facebook


Twitter