FENASOJA: Área da Exporural apresenta novidades nas áreas de manejo e sementes


Em 25 lotes, cooperativas, agropecuárias, empresas do ramo agrícola, instituições de ensino e Emater/RS-Ascar apresentam novidades e tecnologias nas áreas de manejo e sementes, no espaço dedicado à Exporural, atração permanente da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), que segue até o próximo dia 08/05, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.
 
De 02 a 05 de maio também serão realizadas oficinas temáticas, com público estimado em mais de 2 mil agricultores da região, no total. Para o deslocamento destes produtores os organizadores contam com o apoio da 21ª Fenasoja e da empresa Ouro e Prata. O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Flávio Joel Baz Fagonde, agradece "a parceria e a oportunidade de permitir a vinda destes agricultores familiares, que pertencem a diversas chamadas públicas e que ao virem para um evento desta grandeza, aprendem muito, pois aqui temos a grata satisfação de ver coroado os nossos esforços e dedicação, novas tecnologias são colocadas à disposição de todos".
 
Outra novidade deste ano é o acesso asfáltico à área, que facilita o deslocamento ao local, de modo especial, em dias de chuva.
 
As visitas aos espaços permanentes da Exporural ocorrem das 10h às 18h. O presidente da Exporural, Roberto Racho reitera o convite para participação do público no espaço. "Convidamos toda a comunidade, em especial agricultores, para conferir tecnologias e novidades que normalmente veem na imprensa, presentes na prática na Exporural, além da oportunidade de interagir com autoridades e profissionais da área", comenta. 
 
Nas estações de trabalho organizadas pela Emater/RS-Ascar os participantes são convidados a conhecer mais sobre a prática da atividade leiteira, energias alternativas, sistema silvipastoril, horta doméstica, pomar orgânico, avicultura, secagem e armazenagem de grãos na propriedade e manejo e conservação de solos.  
 
As instalações de leite, construídas em tamanho real, retratam um sistema simples, ergonômico e de baixo custo, que contempla sala de ordenha e sala do leite, sistema de instalação de água e esquema de clorador de água. Ao lado deste espaço, o visitante pode conferir uma coleção de forrageiras com diversas espécies, como tifton 85, jiggs, hermátria, aruana, capim elefante manso, pioneiro e kurumi, grama missioneira gigante e amendoim forrageiro.
 
Chamam atenção ainda as energias alternativas, que apresentam propostas de aquecimento solar de água e produção de energia elétrica com placas fotovoltaicas. O aproveitamento de dejetos suínos e bovinos para produção de biogás e biofertilizante é outra novidade, assim como o uso de um carneiro hidráulico para bombeamento de água e o aerador samuca para oxigenação da água em viveiros de peixes. 
 
Na estação que apresenta o sistema silvipastoril podem ser observados cinco cultivares de eucalipto, que estão produzindo resultados distintos ao sistema. Neste sentido são compartilhadas orientações sobre a condução do eucalipto para o maior aproveitamento da madeira, da sombra para o bem-estar animal e da entrada de sol sobre a pastagem.
 
O autoconsumo também recebe destaque com demonstração de uma horta, quintal orgânico e avicultura.
 
Importante tema para todo o tipo de produção agropecuária, práticas de manejo e conservação também são demonstradas.
 
A possibilidade de secagem e a armazenagem de grãos na propriedade também é apresentada, por meio de um silo secador de alvenaria.
 
Outros temas como a hidroponia e semi-hidroponia, novidades na área de insumos e sementes, floricultura e regulagem de semeadoras e pulverizadores também são atrações da Exporural.

Aplicativo

Facebook


Twitter