FENASOJA - Caminhos da Soja convidam a reviver história da região


Quem acompanhou a abertura oficial dos Caminhos da Soja, atração permanente da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), nesta sexta-feira (29/04), foi recepcionado por alegres e trabalhadores colonizadores da região, interpretados pelo grupo Étnico Madre Paulina, de Crissiumal. Foram eles que conduziram os visitantes aos cenários que compõem a atração,  como os aposentos de uma típica residência dos anos 50, na região de Santa Rosa, às sementes disseminadas pelo pastor Albert Lehenbauer, um tradicional bolicho de campanha, os bancos escolares até chegar à atualidade representada por diversas evoluções de conhecimento e tecnológicas. Os espaços seguem à disposição até o encerramento da feira, no dia 08/05, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.

Entre os presentes na abertura oficial do espaço estiveram o vice-presidente da 21ª Fenasoja, Alexandre Maronez, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Flávio Joel Baz Fagonde, a presidente da Comissão da Soja e Derivados, Vanessa Gnoatto, e o diretor de Turismo da Administração Municipal de Santa Rosa, Amílcar Luconi.

Amílcar reiterou os agradecimentos a todos que se envolveram na organização da atração, que gera satisfação e uma oportunidade única de reviver importantes momentos da história.

Para a presidente da Comissão da Soja e Derivados e assistente técnica regional da área Social da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, os 21 cenários dos Caminhos ajudam a manter viva a cultura e a identidade dos povos da região. "Nos orgulhamos muito do título de Santa Rosa reconhecido como Berço Nacional da Soja e buscamos valorizar essa história em cada espaço organizado", afirmou Vanessa.

Já o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Flávio Joel Baz Fagonde, destacou o envolvimento direto de extensionistas da instituição de diferentes pontos da região para dar vida 
 ao espaço. "Procurou-se também representar e valorizar as vidas que passaram e deixaram seus rastros e nos inspiraram chegar até aqui", comentou. 


Os Caminhos da Soja são resultado da parceria entre 21ª Fenasoja e Emater/RS-Ascar, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Museu Municipal de Santa Rosa. O espaço está aberto para visitação das 10h às 22h.

Aplicativo

Facebook


Twitter