FENASOJA: Ato marca encerramento oficial da colheita da soja no Brasil


Em ato de encerramento oficial da colheita de soja no País, que reuniu autoridades estaduais e federais, bem como lideranças municipais, foram celebrados os resultados da safra de soja 2015/2016. O evento marcou o primeiro dia da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), nesta sexta-feira (29/04), no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, em área ao lado da Exporural.

 

Na oportunidade, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, ressaltou que a história dá motivos para celebrar e mostra que podemos avançar ainda mais na produção de grãos. Já o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo, reiterou a importância do cuidado com o solo, que é base de toda a produção agropecuária. "Estamos vivendo um importante momento, que é a realização do Programa Estadual de Solos e Água, sendo que essa região é referência, entendendo que o aumento da produtividade, relacionado à qualidade do solo, resulta em mais renda para o agricultor". Na região de Santa Rosa, o Programa de Uso, Manejo e Conservação de Solos passou a ser estruturado em 2014 e foi lançado em 2015, com o envolvimento direto da Emater/RS-Ascar e Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), apoiadas por diversas entidades e cooperativas.

 

O encerramento oficial da colheita aconteceu no mesmo dia em que o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, anunciou a segunda maior safra de grãos do Estado dos últimos 10 anos e a sua maior safra de soja da história. A produção estimada da leguminosa, segundo o presidente, é de 16,34 milhões de toneladas em 5,470 milhões de hectares plantados no RS.

 

A 21ª Fenasoja segue até o dia 8 de maio, no Parque Municipal de Santa Rosa, contando com atrações como a Exporural, Caminhos da Soja, Festival Regional de Pratos de Soja e Cozinha da Soja.

Aplicativo

Facebook


Twitter