Sartori destaca safra de mais de 16 milhões de toneladas na Fenasoja


A safra que deve alcançar 16,3 milhões de toneladas de soja no estado foi destacada pelo governador José Ivo Sartori na abertura da Fenasoja nesta sexta-feira (29) no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson em Santa Rosa. O governador salientou a importância da feira para região - que comemora seu cinquentenário - e a mobilização da comunidade para o evento. "Celebrar a Fenasoja é reconhecer e exaltar o trabalho e a mobilização de toda uma comunidade. É valorizar o grão que lidera as safras do Rio Grande", ressaltou. O município é considerado berço nacional da soja, pois foi onde se iniciou o plantio comercial da oleaginosa no país.

Sartori também falou do avanço da cultura e citou a importância da rotação com o milho. Neste ciclo, a área plantada no estado foi de 5,4 milhões de hectares, com crescimento especialmente na Metade Sul. O governador disse ainda que a Fenasoja, que marca o encerramento da safra no Brasil, tem no Rio Grande do Sul um dos últimos estados a colher soja no país. No entanto, permite a troca de conhecimentos e de experiências. A feira, que vai até o próximo dia 8 de maio, tem na sua programação palestras, fóruns, atividades como a Cozinha da Soja, os Caminhos da Soja, o Festival de Pratos Derivados da Soja e o bolo da Fenasoja. 

Na 21ª edição serão mais de 600 expositores, e a expectativa dos organizadores é de superar os R$ 80 milhões em volume de negócios. Na edição anterior, a comercialização chegou a R$ 69,6 milhões e o público atingiu 210,5 mil visitantes. A região Noroeste detém o maior polo metal mecânico do RS, respondendo por 65% das colheitadeiras produzidas no país.

Os dados sobre a safra recorde foram divulgados nesta manhã pela Emater/RS e revela que as condições das lavouras da safra de verão 2015/2016 pode ser a maior da história. O levantamento, feito em 328 municípios que correspondem a 80% da área cultivada, indica que o aumento na área plantada foi de 3,92% fazendo com que o estado alcançasse 5,470 milhões de hectares plantados. A produtividade média estimada atualmente é de 2.988 kg/ha e a cultura está com 85% de área colhida. 

Segundo a Emater/RS, apesar dessa excelente produção (28.934.655 toneladas de grãos), foram registrados casos pontuais e localizados, dependendo da região produtora, de perdas em decorrência de problemas climáticos, tais como geadas tardias e chuvas intensas, entre outros. Os números apresentados ainda não são definitivos e sofrerão alterações, apesar do alto percentual de área colhida, mas que não deverão ser significativas, mantendo a expectativa de uma boa safra. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 23 deste mês. 

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter