Emater/RS-Ascar se engaja no combate ao Aedes Aegypti em Rolador


Durante os meses de fevereiro a abril, a Emater/RS-Ascar realizou atividades de combate ao mosquito Aedes Aegypti em diversas comunidades do município de Rolador. Nos encontros também foram compartilhadas informações para a prevenção de doenças como dengue, Chikungunya e Zika.
O mosquito Aedes aegypti é característico de área urbana, mas isso não significa que no meio rural não possam existir, pois ele pode voar num raio de até um quilômetro, e seus ovos, que são depositados em locais com água parada, podem resistir por até 450 dias. A extensionista social da Emater/RS-Ascar Marisa Danielsson conta que até o momento foram realizados encontros com participantes dos Clubes de Mães de 11 comunidades do município, entre elas Barra do Araçá, Igrejinha, Rincão dos Pires, Cruzinha, Rolador (sede), Cristal do Tuchuá, Vila Frantz, Serrinha do Rosário, Passo Novo, Figueira e Faxinal. "Os encontros tiveram uma boa participação da comunidade, uma vez que muitas expressaram grande preocupação com o mosquito", comenta Marisa. No mês de junho, uma reunião sobre o tema será realizada na comunidade de Passo do Quaresma.
A extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Tamires Scheis, também participante do Comitê Municipal da Dengue, alerta que no momento em que for detectado um foco do mosquito, que não pode ser eliminado pelos moradores das comunidades, o órgão responsável do município deve ser acionado. "No entanto, é de grande importância que todos os moradores do município, tanto na área rural como na urbana, cuidem da limpeza de seus pátios, para que não tenha água parada, evitando assim focos do mosquito", alerta.
Entre as medidas para evitar o acúmulo de água parada e o surgimento de criadouros do mosquito estão deixar ralos limpos e cobertos com telas, limpar bandejas de geladeiras e ar-condicionado, manter esticadas as lonas utilizadas para cobrir objetos e entulhos, deixar garrafas, potes e outros objetos abertos virados para baixo e não deixar água acumulada em folhas secas e tampas de garrafas.

Aplicativo

Facebook


Twitter