Emater/RS-Ascar prepara intensa programação para 21ª Fenasoja


A importância do grão, que ocupou em torno de 710 mil hectares nos 45 municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Santa Rosa, e de outras atividades e alternativas do setor primário da região serão evidenciadas durante a 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), que acontece de 29 a 08 de maio, no Parque Municipal de Exposição de Santa Rosa. A Instituição está diretamente envolvida com atrações como os Caminhos da Soja, Festival Regional de Pratos Derivados de Soja, espaços temáticos na Exporural e oficinas culinárias oferecidas diariamente na Cozinha da Soja. 

Os Caminhos da Soja levam os participantes a revisitar a história das comunidades locais através de 21 cenários temáticos. A presidente da Comissão de Soja e Derivados e assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, explica que inicialmente o visitante será conduzido a um pátio de uma propriedade rural da década de 50, e em seguida aos aposentos de uma casa daquela época, contando no decorrer do trajeto parte da história da soja e do desenvolvimento de nossa região.

Também compõem o caminho, cenários que remetem à produção e industrialização de soja, cooperativismo, agroindústrias da região, alternativas de cuidados ambientais e produção orgânica de alimentos, que fazem parte da identidade regional. Haverá a participação da Emater/RS-Ascar em grande parte dos atrativos, além do apoio de instituições de ensino com cursos voltados ao rural. Em uma maquete será abordado o trabalho atual de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social desenvolvidos na região.

Já a Cozinha da Soja, coordenada pela Emater/RS-Ascar em conjunto com a Coopermil, se constitui em um espaço totalmente equipado, onde serão preparados e degustados diariamente pratos derivados de soja. Para tanto, serão oferecidas oficinas gratuitas de preparação de receitas práticas, três vezes ao dia, exceto no dia 05, quando ocorrerá o corte do bolo gigante em comemoração ao Jubileu de Ouro da Fenasoja.

A inserção da soja na alimentação humana é estimulada também com a realização do Festival Regional de Pratos Derivados de Soja. O evento, que reunirá delícias vindas de 40 municípios da região, acontecerá no próximo dia 03. Serão em torno de 74 pratos doces e salgados, sendo que os municípios participantes foram desafiados a apresentar receitas, incrementadas com a soja, que caracterizem a sua cultura. No dia também será lançado o livro com todas as receitas preparadas pelas participantes do Festival.

Composta por 25 lotes, a Exporural apresenta novidades na área de sementes, adubação e manejo vegetal e animal. No espaço destinado à Emater/RS-Ascar serão abordadas, na prática, temáticas como solos, atividade leiteira (sistema silvipastoril, sala de ordenha e coleção de forrageiras, segurança e soberania alimentar (horta, pomar e avicultura), energias alternativas (biodigestor, aquecimento solar, energia fotovoltaica, aerador samuca e carneiro hidráulico), secagem e armazenagem de grãos, entre outros temas.

De 02 a 06 de maio serão promovidos dias de campo com oficinas e visitas dirigidas de produtores inseridos em excursões, apoiadas pela 21ª Fenasoja e empresa Ouro e Prata, vindas de diferentes pontos da região. "Será uma oportunidade de consolidar e construir conhecimentos com os mais de 2 mil agricultores familiares que irão participar das oficinas", reitera o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Flávio Joel Baz Fagonde.

Outra atração que está sendo preparada pela Comissão da Exporural é o ato oficial de encerramento da colheita de soja no país, no dia 29 de abril, com a presença de autoridades dos Governos do Estado e Federal, bem como lideranças locais. Neste dia, a Emater/RS-Ascar promoverá também um café com autoridades e imprensa para divulgação dos dados finais da colheita de grãos 2015/2016 no Rio Grande do Sul, com a presença do presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

A Emater/RS-Ascar já está agilizando os últimos preparativos para a Fenasoja, a fim de apresentar aos visitantes novidades e tecnologias que podem ser aproveitadas para facilitar o trabalho, além de discutir alternativas para melhorar a qualidade de vida e ampliar a produtividade e a renda no meio rural, de acordo com a realidade de cada propriedade.

Aplicativo

Facebook


Twitter