Emater/RS-Ascar desenvolve novas ações na exportação de arroz


Nos últimos anos, vem crescendo a exportação de arroz para países da América do Sul, América Central, Estados Unidos, Oriente Médio e África, principalmente o produzido na região sul do Estado. A Emater/RS-Ascar, através da Gerência de Classificação e Certificação, com foco em auxiliar as empresas exportadoras, passou a oferecer uma série de serviços com a consequente emissão de documentação que é exigida pelo mercado internacional para exportação do arroz.  

No mês de março deste ano, iniciou efetivamente a atuação, através da Unidade de Classificação de Pelotas, com o envio de uma remessa de arroz parboilizado para Port of Bridgetown - ST. Michel - Barbados, na América Central. "Poder ofertar este tipo de serviço é mais um reconhecimento da qualidade e imparcialidade dos serviços prestados pela nossa Instituição na classificação de produtos vegetais e certificação de produtos. Expandir o nome Emater/RS-Ascar e ser também reconhecido além das fronteiras nacionais, bem como garantir a segurança e a qualidade do arroz exportado por nossos clientes, a imagem do Estado e do País como exportadores de alimentos", salienta o gerente de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar, Jair Domenighi.

De acordo com André Maia Files, gestor da Unidade de Classificação de Pelotas, a região possui muitas empresas embaladoras que exportam arroz sendo esse mais um serviço que pode ser utilizado pelos que já são clientes, como também para quem deseja somente esse serviço para exportação. Para embarque do produto, são feitas as análises e inspeções e emitidos os Certificado de Qualidade (Certificate of Quality), Certificado de Peso (Certificate of Weight) Certificado de Limpeza/Estado do Container (Certificate of Container Cleanliness), Certificado GMP - Boas práticas de Fabricação (GMP Certificate), Certificado de Sanidade/saúde (Health Certificate) e Declaração Ano/safra (Crop Year Declaration).

A área de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar, possui certificado da qualidade ISO 9001:2008 e também presta outros serviços que visam garantir e aumentar o controle da qualidade e segurança dos alimentos ofertados aos consumidores, tais como Certificação de Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural (escopo acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro - Cgcre), Certificação da Qualidade dos Processo de Produção da Erva-mate, Treinamentos em Qualidade na Classificação de Produtos Vegetais e Boas Práticas no Armazenamento de Grãos e Controle de Qualidade no Embarque e Desembarque de Produtos Vegetais.


Os serviços desenvolvidos, abrangem vários segmentos da cadeia do agronegócio: produtores (pequenos, médios e grandes) cooperativas, indústrias, empresas comercializadoras de grãos, importadores e exportadores, armazenadores e supermercadistas, além de órgãos municipais, estaduais e federais.

Em todo o Estado são 30 unidades de Classificação da Emater/RS-Ascar e 12 postos nas fronteiras, além de um Laboratório de Análises, localizado em Porto Alegre, que está acreditado na Cgcre na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para realizar análises físico-químicas de produtos de origem vegetal para fins de classificação, em amostras oriundas do Controle Oficial do MAPA.

Aplicativo

Facebook


Twitter