HORIZONTINA TEM 7º CASO DE DENGUE CONFIRMADO


Nesta segunda-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o sétimo caso de Dengue em Horizontina. Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Mariana Zimpel, trata-se de um caso autóctone, ou seja, o paciente contraiu o vírus no município.

Para a equipe de Saúde, a cidade continua em alerta: já foram registrados 18 casos suspeitos, sendo que sete foram confirmados, seis descartados e cinco seguem em investigação. Dos casos confirmados, somente um foi importado - quando o paciente contrai o vírus em outra localidade.

A coordenadora Mariana Zimpel volta a lembrar que os casos confirmados deixam claro que há circulação de vírus na cidade. "Por isso a necessidade de continuarmos atentos, especialmente após períodos de chuva. O pátio precisa sempre ser vistoriado", afirma.

Na Secretaria de Saúde, as equipes seguem trabalhando em grupos e nas escolas, onde as crianças estão sendo estimuladas a participar da prevenção como fiscais da limpeza. As visitas às residências, por sua vez, seguem até o mês de junho.

Atenção sempre

O combate ao mosquito Aedes aegypti é simples, porém, exige persistência da comunidade.

É necessário verificar se há criadouros em casa, como latinhas, potes ou garrafas jogadas no pátio, que possam vir a acumular água. Se você possuir caixa d'água, tonéis ou latões, tampe-os. Não deixe água acumulada em vasos de plantas: encha-os com areia.

Busque manter lixeiras fechadas, piscinas tratadas o ano todo e mantenha desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises. Use roupas com mangas e calças compridas e, sempre que possível, utilize repelente corporal e repelente elétrico no interior dos imóveis.

Receba os agentes de saúde e de endemias, mantenha garrafas viradas para baixo e pneus sobre abrigo.

Mas, o mais importante: não basta realizar o trabalho de fiscal somente uma vez. Sempre que chover, dê uma volta pelo pátio e verifique se a água não ficou acumulada em algum recipiente.

Aplicativo

Facebook


Twitter