Diretor técnico da Emater/RS visita experiências exitosas na região de Santa Rosa


Em roteiro realizado na região administrativa de Santa Rosa, nesta terça e quarta-feira (19 e 20/04), o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, compartilhou informações sobre o cenário atual da Extensão Rural e conheceu algumas das experiências exitosas na região. Ele foi recepcionado pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Flávio Joel Fagonde, e pelo gerente adjunto, José Vanderlei Waschburger. Nos 45 municípios da região, a Emater/RS-Ascar atende a mais de 20 mil famílias. 
Entre as atividades de destaque na região estão ações desenvolvidas nas áreas de irrigação, elaboração de aproximadamente 6.200 Cadastros Ambientais Rurais (CARs), execução de chamadas públicas, como a da Sustentabilidade, do Leite, de Cooperativismo e do Crédito Fundiário, sistemas de produção animal, produção vegetal, manejo integrado de pragas e doenças, pecuária familiar, atividade leiteira, agroindústria, área de crédito, secagem e armazenagem, solos, assessoramento ao cooperativismo, segurança e soberania alimentar, grupos organizados de mulheres e execução de políticas públicas na área social, a exemplo do Programa de Fomento às Atividades Produtivas, vinculado ao Brasil Sem Miséria, que beneficiou 620 famílias, além dos 1.556 beneficiários de programas socioassistenciais.
Moura destaca que a Emater/RS-Ascar possui um quadro qualificado, atuante em diversas áreas, à disposição para apresentar alternativas para melhorar a produtividade, geração de renda, acesso a tecnologias e qualidade de vida das famílias e comunidades assistidas. 
A visita da Diretoria Técnica da Emater/RS à região, segundo o gerente regional Fagonde, reforça a importância da atuação conjunta de todas as estruturas da Instituição e entidades parceiras no desenvolvimento regional.

EXPERIÊNCIAS EXITOSAS
Na quarta-feira (20/04), o diretor foi recepcionado pela equipe municipal de Tuparendi, instalado há 50 anos no município. Na oportunidade, conheceu a campo a experiência em secagem e armazenagem na propriedade de Vítor Carpenedo. O agricultor possui em funcionamento dois silos secadores com ar natural e dois silos armazenadores de grãos, com capacidade estática de 9 mil sacas, com projeto elaborado pela Emater/RS-Ascar e financiado pelo Sicredi. Em Tuparendi, já estão instaladas 41 unidades armazenadoras. Na região, são 177 estruturas instaladas com o apoio da Emater/RS-Ascar em 22 municípios, com capacidade total de armazenagem de 83.279 sacas. Além disso, Carpenedo relatou sua experiência na área de pecuária familiar.
A comitiva também conheceu experiências no meio rural de Porto Mauá. Na propriedade de João Roque e Sandra Gnatta, no interior do município, o diretor técnico foi recebido pela família e pela equipe municipal da Emater/RS-Ascar, conheceu a unidade demonstrativa de irrigação e pastagens, acompanhada pelos técnicos e também pelos produtores para gerar informações locais sobre o comportamento das pastagens e a sua relação com a produção leiteira. No local, há aproximadamente 3,5 hectares de pastagens tifton e gigs, e instalados sistemas de irrigação e sistema silvipastoril. 
O diretor técnico também foi recepcionado na comunidade de São João do Mauá, durante o encontro de avaliação da Chamada Pública do Leite.

Aplicativo

Facebook


Twitter