Mulheres participam de curso de cucas com duração de oito horas em Horizontina


Durante oito horas, empreendedoras de agroindústrias e líderes de grupos de mulheres dos meios rural e urbano foram estimuladas a colocar a mão na massa em curso de cucas, ministrado em Horizontina na última quarta-feira (14/04), na sala de projetos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). A proposta da capacitação, promovida pela Emater/RS-Ascar com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Horizontina, foi de qualificar os alimentos oferecidos aos consumidores locais e valorizar os produtos coloniais que fazem parte da cultura do município. A oficina foi ministrada pela instrutora Isabel de Morais, de Três de Maio.
Além dos capacitandos, estiveram presentes na oficina o prefeito de Horizontina Nildo Hickmann, o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Paulo Splenger, representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) e as extensionistas da Emater/RS-Ascar, Ivete Grasiela Rossi Hupfer e Cecília Bernardes.
Diferentes modos de preparo de massa e sabores dos recheios foram compartilhados. Conforme a ministrante do curso, Isabel de Moraes, com o passar do tempo, muitas variedades de cucas foram esquecidas, "e a meta do curso é justamente resgatar os diversos tipos de recheios, segredos e maneira de produção da massa", ressaltou.
Na próxima segunda-feira (25/04), a Emater/RS-Ascar promove curso de bolachas e salgados, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Aplicativo

Facebook


Twitter