CBH Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo realiza debate sobre as águas da nossa região


Nos dias 18 e 19.10.2018 o CBH Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo realizou qualificado debate sobre as águas da nossa região, durante a programação da "IV Jornada Internacional: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade".
Dentre os temas abordados estão questões como o mercado da água, o necessário planejamento de todos os setores considerando os objetivos de desenvolvimentos sustentável da ONU. 
Foram abordadas as ações da SES para o controle das doenças de veiculação hídrica que causam muitos prejuízos a saúde bem como econômicos a população. Destacou-se o surto da toxoplasmose em Santa Maria e as ações adotadas pelos diversos segmentos, uma vez que foi diagnosticado que a causa da transmissão foi a água. 
No segundo dia, o diretor do Departamento de Recursos Hídricos, Fernando Meirelles apresentou o programa estadual de regularização de poços. O mesmo destaca a responsabilidade do estado nesta regularização, uma vez que uma secretaria perfurou poços e depois os entregou aos municípios sem a sua devida regularização, gerando assim um passivo de informações. Hoje o Estado está iniciando um programa que busca trazer todos para a regularidade, para isso buscou recursos do FRH e estará subsidiando 100% do valor da regularização dos poços dos municípios e em 90% dos poços cujos proprietários são da agricultura familiar. Para aderir ao programa é necessário o cadastrado no SIOUT de um de um lote de 60 poços localizados em região próxima. 
Ainda se debateu a evolução da elaboração da legislação ambiental no RS que na atualidade conta com a Resolução CONSEMA 372/2018 que define regras do Licenciamento Ambiental, cuja elaboração se deu de forma conjunta entre as federações, Comitês de Bacia, Estado.
O encerramento de deu na noite do dia 19.10 com a culminância e premiação das grandes vencedoras do Projeto Santa Rosa Nosso Planeta que neste ano abordou o tema "Água e óleo não se misturam" e o painel Impactos do descarte de óleo de cozinha no ambiente e seu processo de reciclagem.
O presidente do Comitê Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo destaca o alto nível dos debates e o qualificado público presente, destacando a presença de representantes dos municípios da região, universidades, escolas, empresas e comunidade. 

Assessoria de Imprensa

Aplicativo

Facebook


Twitter