Curso de Educação Física da Unijuí fecha parceria com Lar do Idoso


A Unijuí por meio do curso de Educação Física fechou parceria com o Lar do Idoso de Santa Rosa, no dia 19 de setembro, para implementação do projeto de pesquisa que visa a estimulação cognitiva e aptidão física de idosos.

O objetivo será estimar o efeito de um programa de estimulação cognitiva, mediado pelo uso de computadores e jogos eletrônicos, bem como a prática de atividade física, na função cognitiva e na aptidão física de idosos institucionalizados. As atividades serão realizadas nas terças e quintas, com os idosos que aceitarem participar das atividades.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, professora do curso de Educação Física, Moane Marchesan Krug, essa pesquisa vai oportunizar e estimular a aprendizagem aos acadêmicos, a partir de experiências teórico práticas que envolvam as dimensões de planejamento, intervenção e avaliação. Além de oportunizar aos idosos institucionalizados da comunidade de Santa Rosa, a vivência em atividades que venham a contribuir com a sua saúde e qualidade de vida. Essa troca de saberes entre o Laboratório de Atividade Física e Promoção de Saúde, do Campus Santa Rosa, e a comunidade do lar do idoso, contribui com a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática, que é um dos objetivos da Unijuí enquanto universidade comunitária.

Os participantes da pesquisa serão avaliados antes e após o programa, sendo analisados os efeitos do programa na função cognitiva e na aptidão física. Outras variáveis como índice de depressão, capacidade funcional, fragilidade e qualidade de vida também serão avaliadas.

A Presidente do Lar do Idoso, Nedi Gnatta Pisoni, destacou a importância da parceria com a Unijuí. "Estamos muito felizes em fechar essa parceria com o curso de Educação Física da Unijuí, pois sabemos a relevância da atividade física para os nossos idosos. E esse contato com os estudantes, para os idosos é fundamental, adoram receber visitas de pessoas da comunidade", ressalta Nedi.

Essa pesquisa terá a duração de 12 meses e, poderá ser renovada caso os resultados sejam positivos para a comunidade e para a Unijuí. Os bolsistas e estudantes do curso de Educação Física, Marcos Antônio da Silva Lamarque e Matheus Henrique Schmidt, estarão realizando as atividades, acompanhados da coordenadora do projeto.

Assessoria de Imprensa Unijuí

Aplicativo

Facebook


Twitter