Emater/RS-Ascar apresenta resultados do MIP na Cultura da Soja em Porto Mauá


Em reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) de Porto Mauá, a Emater/RS-Ascar apresentou, na última quinta-feira (02/08), os resultados obtidos através da execução do Projeto Lavoura de Resultado. Na safra 2017/2018, a Instituição realizou o monitoramento de uma lavoura de soja, seguindo os princípios do Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP), com vistas ao uso consciente de agrotóxicos e à maior rentabilidade ao agricultor. As informações geradas servirão de subsídio para a implantação da proposta em outras propriedades locais.

A área acompanhada na localidade de Sete de Setembro possui quatro hectares e pertence ao produtor Paulo Aimi. As atividades constaram de um diagnóstico da unidade produtiva no que diz respeito à área total cultivada com soja e ao maquinário disponível para a realização dos tratos culturais, e de acompanhamento semanal técnico e econômico, com monitoramento de pragas e doenças, durante todo ciclo da cultura.

O resultado do trabalho foi avaliado como positivo pelo agricultor Paulo Aimi. "Foi muito bom o monitoramento da lavoura, assim, junto com a Emater, conseguimos fazer as aplicações dos fungicidas e defensivos na hora certa e reduzir custos'', afirmou. Para o próximo ano, Aimi planeja fazer o monitoramento em toda a área com o intuito de economizar tempo e dinheiro e, de outro lado, aumentar a produtividade e a rentabilidade.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Asca

Aplicativo

Facebook


Twitter