Reunião Técnica Estadual Sobre Plantas Bioativas - Práticas são oferecidas no Espaço do Cuidado


Um dos locais mais procurados pelo público que prestigia a 12ª Reunião Técnica Estadual Sobre Plantas Bioativas, que segue até sábado (28/07) na Univates, em Lajeado, é o Espaço do Cuidado. No ambiente, localizado no Prédio 7 da Instituição, diversos profissionais fazem demonstrações de atividades coletivas e individuais com o objetivo de orientar, divulgar e incentivar as práticas integrativas e complementares e as práticas em educação popular em saúde.

Reiki, teste bioenergético, meditação e aromaterapia com música, homeopatia na odontologia, auriculoterapia, fitoenergética e essências florais, liang gong, ginástica chinesa, entre outras, são algumas das atividades oferecidas aos participantes. "Este é um espaço que simboliza o resgate de culturas e tradições repassadas oralmente, em consonância com o conhecimento científico", avalia a assistente técnica regional Social da Emater/RS-Ascar e uma das coordenadoras do evento, Elizangela Teixeira.

Entre os ministrantes esteve o pajé da aldeia caingangue Foxá de Lajeado, Pedro Garcia, que trabalhou o tema "Benzedura Terapia Popular Tradicional Indígena". Em sua fala, destacou a importância da benzedura, tradição difundida oralmente desde a época de seus avós, como ação que busca o "alívio da alma e a sensação de bem-estar espiritual". Da mesma forma, o uso de chás e remédios para a prevenção ou cura de doenças é feita de forma respeitosa e em harmonia com a natureza.

Outra demonstração, com o tema "Cura reconectiva", foi apresentada pela praticante Maria Lizete de Azevedo, que comentou sobre a modalidade de cura que usa frequências de energias especiais, permitindo um profundo equilíbrio mental, físico, emocional e espiritual. "Quando as frequências entram em contato com o seu corpo energético, você passa a vibrar energeticamente num

nível superior, restaurando a harmonia e levando o ser de volta para o seu estado de equilíbrio, o que facilita o processo de cura", comenta.

Organizada pela Emater/RS-Ascar, Univates e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), a 12ª Reunião Técnica Estadual Sobre Plantas Bioativas consiste-se em um amplo e democrático painel de debates, palestras discussões, rodas de conversa e relatos de experiências com o tema "Despertando para os potenciais das plantas bioativas: tradição e ciência". A programação completa do evento pode ser encontrada no site https://www.univates.br/evento/12a-reuniao-tecnica-estadual-sobre-plantas-bioativas.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Aplicativo

Facebook


Twitter