Agricultores de Independência são beneficiados com programa de correção do solo


Agricultores de Independência, no Noroeste do Estado, terão a oportunidade de melhorar a qualidade de lavouras e pastagens com a aplicação de calcário e fertilizante à base de fósforo e potássio cedidos através do Programa Municipal de Incentivo à Correção do Solo. Na primeira etapa, a ser executada em 2018, poderão participar do programa agricultores com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que sejam integrantes do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, executado pela Emater/RS-Ascar, e do Pisa, executado pelo sistema Sebrae-Senar-Farsul, e em sequência, demais agricultores familiares selecionados.

As ações do programa foram apresentadas pelo secretário municipal da Agricultura, Onirio Dalafavera, nesta sexta-feira (20/07), na câmara de vereadores, com a presença de lideranças e de agricultores do município.  A doação do calcário aos produtores devidamente inscritos e aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Rural está prevista na Lei Lei nº 41 de 11 de junho de 2018, sancionada pelo prefeito João Edécio Graef, que cria o programa de incentivo à correção do solo para agricultura familiar em Independência.

 

Para o exercício de 2018 o volume de insumos será de acordo com a demanda de fertilizantes apontada pela interpretação de cada produtor beneficiado em uma área máxima de três hectares para produção de grãos e pastagem. A prefeitura arcará com os custos de fornecimento da análise do solo, cujo resultado determinará a quantidade de calcário e de fertilizante a base de fósforo e potássio recebido por cada agricultor. Os produtores rurais beneficiados em 2018 não poderão ser beneficiados em 2019.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, destacou a importância da ação que contribui para "uma agricultura fortalecida, o que tem significativa repercussão na economia e no bem-estar social especialmente em municípios de pequeno porte".

A chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, extensionista social Vera Waechter, destacou o significado do programa atender a uma demanda importante das 25 famílias inseridas no Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, uma vez que o cuidado com o solo é base para o êxito de todo o tipo de produção agropecuária. Vera também explicou os avanços percebidos a partir do trabalho de assessoramento à gestão realizado pela equipe municipal da Emater/RS-Ascar junto às famílias. "Com a avaliação dos números levantados mesmo que em anotações simples, discutidos com a família,  é possível tomar decisões mais qualificadas em relação a atividades que contribuam com a renda e a qualidade de vida. Pequenos detalhes muitas vezes permitem baixar custos, o que também faz diferença na rentabilidade da propriedade.", afirmou. A extensionista enfatizou ainda a importância de se profissionalizar nas atividades desenvolvidas e lembrou do papel social que a Emater busca desempenhar ao estimular a sucessão rural, mantendo o jovem na propriedade com renda.

Sobre a oportunidade de melhorar o solo em propriedades de agricultores locais, o técnico da Emater/RS-Ascar, Paulo Ricardo Sartori, enfatizou que o programa atende aos anseios de um solo corrigido, bem cuidado, para que esteja apto ao cultivo e produção agrícola. "O projeto de correção do solo em nosso município tem por objetivo aumentar a produção e produtividade, inclusive nas  propriedade rurais atendidas pela assistência técnica social da Emater, garantindo retorno econômico aos agricultores e ao município", salientou.

 

O coordenador do Pisa, Marcelino Colla, na ocasião, relatou o trabalho desenvolvido em 22 propriedades, destacando que o diferencial está no conhecimento.

O coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ernesto Ivo de Lima, explanou sobre fatores que influenciam na sucessão rural. Já representantes dos agentes financeiros, Banco do Brasil e Sicredi, colocaram-se à disposição para mais informações sobre as linhas de crédito existentes para a agricultura familiar constantes no Plano Safra 2018/2019.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa 

Aplicativo

Facebook


Twitter