Construção de açudes permite irrigação de pastagens e olerícolas em Porto Lucena


Com a construção de dez açudes, com projetos técnicos elaborados pela Emater/RS-Ascar, entre os dias 20/06 e 05/07, produtores de Porto Lucena ampliaram a capacidade de reservação de água. Também têm a expectativa de implantar sistemas de irrigação nos próximos meses.

A média de acumulação de água é de 3.600m3, com lâmina de água de aproximadamente 1850m² em cada açude. Com a reservação de água, na maior parte das propriedades, o açude será destinado à irrigação de pastagens e assim haverá a possibilidade de manter a oferta de alimentos para bovinos de leite e de corte em diferentes épocas do ano. Em duas propriedades, a água será aproveitada para irrigação de olerícolas. "A reservação e disponibilidade de água em quantidade suficiente e com qualidade representa fonte de vida para os seres vivos, por isso da importância do trabalho de armazenamento de água agora para se poder colher os frutos no futuro", destaca o extensionista da Emater/RS-Ascar, Claudiomiro Horn.

Os açudes do Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural foram construídos nas comunidades de Lajeado Bonito, Primeiro de Março, Oito de Maio, Linha Nova Norte, Linha Dourados e Linha Traíra. Os beneficiários foram definidos em reunião do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Porto Lucena.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Aplicativo

Facebook


Twitter