Comunidades rurais do da região Noroeste confraternizam na fase regional do Sol a Sol


Atletas do meio rural de 21 municípios se reúnem em um grande encontro de lazer e recreação no próximo dia 29 (domingo). Em torno de 1.500 pessoas serão recepcionadas na comunidade de São Marcos, em Tuparendi, durante a 34ª edição dos Jogos Rurais Sol a Sol, em sua fase regional.  

Serão 35 modalidades de jogos, entre elas corte de lenha, plantio com saraquá, milho no buraco, debulha de milho, batida de prego, cabo de guerra, atletismo, voleibol, futebol, câmbio, corrida do saco, salto em distância, bocha, canastra, tricô, crochê e bocha tiro 48.

As atividades iniciam às 9h30, sendo previstas mais de oito horas de diversão. Crianças, adolescentes, jovens, homens, mulheres - inclusive da Terceira Idade - participam de forma efetiva.

Na oportunidade também haverá desfile para escolha da Garota e do Garoto Sol a Sol, Homem e Mulher Terceira Idade. Mateada, sarau dançante, exposição e comercialização de artesanato também estão entre as atrações.

A assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, reitera a importância de oportunidades de lazer e recreação no meio rural, já que o Sol a Sol visa integrar as famílias rurais e valorizar o espaço que habitam. "Outro objetivo dos jogos é estimular o exercício da cidadania, da organização da comunidade em busca de objetivos comuns em prol do lazer e da qualidade de vida", destaca. Nos 33 anos contínuos, os eventos resultaram em mais de 15 mil obras e ações comunitárias realizadas a partir de mutirões comunitários, reivindicações e com a aplicação dos recursos financeiros advindos dos jogos.

"Para acompanhar a programação de forma mais confortável, sugere-se trazer pratos, talheres, chapéu, cadeiras e protetor solar", comenta Albino Motter, chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, em Tuparendi. Haverá venda de espeto de churrasco, porções de saladas, pão e cuca na hora do almoço. Ao longo do dia também serão comercializados lanches e bebidas.

O evento deste ano é organizado pela Emater/RS-Ascar, Comunidade de São Marcos, Administração Municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tuparendi. Em caso de chuva, a programação será realizada no dia 06/12.


Fonte: Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Postado por Lucas Mumbach

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter