Colheita do trigo avança e qualidade do produto frustra agricultores no RS


À medida que aumenta o percentual das lavouras de trigo já colhidas no Rio Grande do Sul, que segundo o Informativo Conjuntural divulgado hoje (12/11) pela Emater/RS-Ascar nesta semana chega a 80% do total plantado, cresce também a frustração dos agricultores, já que a qualidade do produto colhido é péssima.  

As áreas de trigo recém colhidas têm apresentado rendimentos ainda menores do que as primeiras, aumentando, para menos, a diferença do que era esperado inicialmente. Só na área da região de Erechim, onde a colheita atinge 70%, a diferença entre o esperado e o colhido chega a menos 50%, aponta a Emater/RS-Ascar.

Grãos de verão

O plantio da soja já alcança 20% da área total estimada para a safra 2015/2016, mas ainda está 17 pontos percentuais atrás da média dos últimos anos nesta mesma época, devido às condições climáticas que em alguns momentos ainda atrapalham o trabalho. Mas os técnicos da Emater/RS-Ascar ponderam que, devido à umidade adequada no solo, as sementes não encontram dificuldades para uma boa germinação e as plântulas apresentam bom vigor inicial.

O clima tem favorecido a cultura do milho, cujas lavouras destinadas à comercialização já foram praticamente todas semeadas. Os 20% da área prevista para o grão no Estado, em que a semeadura ainda não foi concluída, são de áreas em pequenas propriedades, nas quais a produção é destinada ao consumo próprio.

Os milharais plantados mais cedo, em especial os localizadas nas Missões e Fronteira Noroeste, começam a entrar com mais intensidade na fase de floração, fase crítica quanto à necessidade de água, por isso as chuvas têm sido benéficas e as lavouras apresentam bom padrão, explicam os extensionistas da Emater/RS-Ascar. Pelo mesmo motivo, as que se encontram em desenvolvimento vegetativo também evoluem de forma satisfatória, e os produtores aproveitam a boa umidade no solo para intensificar a aplicação de adubos nitrogenados em cobertura.


Fonte: Comunicação Emater/RS-Ascar 
Postado por Lucas Mumbach

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter