Chamada Pública da Sustentabilidade se aproxima da reta final na região de Santa Rosa


O Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável, conhecido como Chamada Pública da Sustentabilidade, já se aproxima de três anos de execução na região administrativa de Santa Rosa. Neste período, em torno de 2.800 famílias rurais em 16 municípios receberam acompanhamento gratuito e continuado, por meio de Assistência Técnica e Social da Emater/RS-Ascar, a partir de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Desde o início da execução da chamada pública, em 2013, foram realizadas mais de 30 mil visitas às propriedades das famílias beneficiárias. Até o final da chamada pública, devem ser realizadas oficinas, dias de campo e intercâmbios de conhecimento, num total aproximado de 1.680 eventos.  

Nestes três anos foram realizadas oficinas em diversas áreas, entre elas de podas de frutíferas, preparo de caldas, implantação e manejo de hortas domésticas, reconhecimento e uso de plantas bioativas e instalações para ordenha. Os dias de campo também abordaram diferentes aspectos que contribuem para a sustentabilidade de uma propriedade, desde produtivos e econômicos até sociais e ambientais. Nos intercâmbios de conhecimento, os beneficiários tiveram a oportunidade de conhecer experiências de outros produtores em áreas de interesse e adaptar a sua realidade.

O coordenador da chamada pública na região de Santa Rosa, Ivar Kreutz, destaca que foram diversos os avanços percebidos nas propriedades através do contato com as famílias rurais. "Tivemos a oportunidade de visitar as famílias e apresentar alternativas para a realização de projetos e até de sonhos das mesmas", comenta Ivar.

A família Moser, beneficiária da chamada pública em Santo Ângelo, assim como outras 199 famílias, procura diversificar a produção, se dedicando de modo especial a olerícolas e frutas, além de grãos e bovinos de corte. Robson, o filho mais novo do casal Aramis e Veraci, optou por dar continuidade ao trabalho da família e intensificou a produção de olerícolas. 

Com a diversificação, tem a oportunidade de acessar mercados institucionais, como os programas Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição de Alimentos (PAA). O foco na produção de repolho permitiu a parceria com uma empresa atacadista de Santo Ângelo.

A Chamada Pública da Sustentabilidade possibilita que a Emater/RS-Ascar esteja mais próxima da família e possa fazer o acompanhamento e compartilhar orientações a respeito de manejo. "A Emater ajuda muito. Quando precisamos saber algo, está sempre disponível. Também participamos de dias de campo, onde explicam muita coisa e podemos implantar e aproveitar as ideias novas na propriedade", comenta Aramis.

Em São Paulo das Missões, onde 100 famílias participam do programa, são celebradas conquistas, por exemplo, no desenvolvimento da atividade leiteira, objetivo de mais de 60% dos projetos sócio-produtivos construídos com as famílias. Diante disso, foram realizadas práticas com vistas à facilitação do trabalho, construção de salas de ordenha, piqueteamento das pastagens, implantação de irrigação e sombra e aumento da área de pastagem perene, bem como foram observados o aumento da produção e a melhoria da qualidade do leite. Melhoria dos pomares e hortas e embelezamento de arredores também são avanços visíveis nas propriedades das famílias beneficiárias do programa.

Desta forma, também celebram diferentes resultados da Chamada Pública os municípios de Campina das Missões, Cândido Godói, Cerro Largo, Doutor Maurício Cardoso, Entre-Ijuís, Giruá, Guarani das Missões, Horizontina, Novo Machado, Roque Gonzales, Santa Rosa, Santo Cristo, Três de Maio e Tuparendi.

A execução da Chamada Pública da Sustentabilidade encerra em maio, quando serão realizadas reuniões de avaliação do programa.

Fonte: Comunicação Emater/RS - ASCAR Regional Santa Rosa
Postado por Lucas Mumbach

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter