Campanha de Doação de Medula chega a Tucunduva e Horizontina


No Brasil há muitas pessoas que estão na fila de transplante de medula, a espera de um doador. Se cadastrar como doador é algo tão rápido e simples, mas que muitas vezes nem se quer ocorre a ideia de ir ao hemocentro se cadastrarmos para sermos doadores voluntários de medula óssea, poder salvar vidas.

Se nem todos conseguem ir ao hemocentro, o Hemocentro de Santa Rosa também vai até você.

No dia 29 de setembro a partir das 17 horas o Hemocentro estará no hospital em Tucunduva, e dia 06 de outubro a partir das 17:30 horas na Tecnicon em Horizontina.

Para se cadastrar como doador é necessário preencher um formulário e três vias de um termo de consentimento, portar o número do cartão nacional do SUS, que você pode conseguir no endereço a seguir, caso você não tenha em mãos o cartão do SUS é possível acessa-lo através da pagina cartaosus.com.br/consulta-cartao-sus/.

Em Horizontina o formulário pode ser retirado na empresa Tecnicon (av. imigrantes,909). No dia da coleta deve-se levar o formulário e as 3 vias do termo, acompanhado de um documento com foto. A coleta é muito rápida e indolor. São colhidos apenas 5 ml de sangue.
Para se cadastrar tem que ter entre 18 e 55 anos de idade e não ter nenhuma doença infecciosa transmissível pelo sangue (Ex.: HTLV, doença de Chagas, malária, sífilis, AIDS, hepatite B e C).

Quando houver um doador compatível, outros exames serão necessários. Se você já está cadastrado como doador de medula, lembre-se de manter seus dados atualizados, pois você pode ser chamado para ser doador até os 60 anos. Você pode atualizar seus dados no site www1.inca.gov.br/doador/.

A campanha de doação de medula na região está sendo voltada para a jovem Franciéli Karla Taffarel de Doutor Mauricio Cardoso que tem leucemia. Na página no facebook é possível acompanhar a campanha regional para encontrar um doador compatível: www.facebook.com/ajudefrataffarel.
O fone do hemocentro de Santa Rosa é 55 3513 0612.


Fonte: Redação 102,3
Postado por Lucas Mumbach

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter