Associados planejam novas estratégias para a Unitec


Após um ciclo exitoso de 23 anos de muito trabalho, crescimento e evolução, a Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec), de Três de Maio, planeja novas estratégias para o seu futuro.
Para o presidente da Unitec, Marcelino Colla, a busca de novas táticas para o trabalho em cooperativa se deu em função de evoluções do setor e mudanças pelas quais a sociedade como um todo está passando. Colla explica que o momento de planejamento se deu a partir de uma análise do crescimento da Unitec, em função do próprio perfil do agro e da sociedade.
"As coisas mudaram, então é naturalmente que nós também passemos por mudanças. A evolução nos força, de certo modo, a pensar em novas estratégias e também no formato de atuação da cooperativa. Envolver e buscar o comprometimento dos cooperados também é fundamental neste processo. Pode-se dizer que estamos encerrando um ciclo e iniciando um novo. E esta transição necessita de um planejamento efetivo."
O encontro com um grupo de associados para debater o planejamento estratégico da Unitec ocorreu na terça-feira, dia 17, na Afucomaio. O professor da IMED de Passo Fundo, Marcelino Pies, mediou a reunião. Foram realizadas dinâmicas de grupos de trabalho e de debate de ideias, que culminaram com uma sistematização institucional. 
A vice-presidente da Unitec, Izabel Cristina Dallemole, destaca os principais pontos. Segundo ela, decidiu-se por manter o campo de atuação na área da agricultura, assegurando o tipo de organização cooperativa, além de definir núcleos de associados (organização de profissionais) por área de atuação, fortalecendo o sentimento de pertencimento dos associados. "O encontro foi muito importante para repensar a Unitec para os próximos anos. Os associados se envolveram e, a partir disso, definiram-se algumas estratégias que deverão ser aprofundadas e implementadas para atingirmos o objetivo, que é a permanência na área de atuação", afirma.
O presidente da Unitec acrescenta que o planejamento ocorre para se repensar o que efetivamente pode ser feito. "Teremos que ser ainda mais proativos e pensar outras áreas de prestação de serviços que venham a agregar. Acredito que este será um grande desafio, pois manteremos nossa área de atuação, que é a rural, dentro do cooperativismo, mas buscando diversificá-la. Pretendemos atrair profissionais de outras áreas que prestem serviços."
Finalizando mais um ano, Colla avalia 2019 como desafiador para a Unitec. "Foi um ano positivo, com crescimento de operações, dentro do que planejávamos. Houve a necessidade de alguns ajustes e o número de associados se manteve", finaliza.

Fonte: Unitec

Aplicativo

Facebook


Twitter