Aposentados receberão parcela do 13º junto com salário de setembro


Está no Diário Oficial desta sexta-feira (4) decreto da presidente Dilma Rousseff que autoriza a antecipação da primeira parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS. Segundo a publicação, o benefício será pago junto com os vencimentos de setembro, ou seja, entre o dia 24 deste mês e o dia 8 de outubro.

O Ministério da Previdência estima desembolsar R$ 16 bilhões para garantir o adiantamento a 28 milhões de pessoas. Os gastos com previdência são os que mais cresceram no Brasil neste último ano. Este adiantamento, no entanto, não significa despesa extra para um governo em contenção de gastos, já que teria de ser pago de qualquer maneira até o fim deste ano.

A antecipação de metade do benefício não está prevista em lei, mas, há nove anos é concedida pela União aos aposentados e pensionistas. A decisão de pagar em setembro metade do 13º provocou crise interna no planalto entre os ministros da articulação política, que não queriam mais um desgaste para a presidente impopular, e da equipe econômica, que defende ajuste fiscal.


Fonte: Rádio Gaúcha
Postado por Lucas Mumbach

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter